quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Roraima: cidade que não sediará jogos quer construir estádio para a Copa

16/12/2010 - 13h16. Fonte: www.radioagencianp.com.br
O Ministério Público Federal em Roraima tenta barrar a construção de um estádio na capital Boa Vista, avaliado em R$ 257 milhões. Nesta semana, os parlamentares aprovaram uma emenda orçamentária que destina R$ 160 milhões para o empreendimento. Segundo o procurador da República no estado, Rodrigo Golivio, foi solicitado ao Ministério dos Esportes o cancelamento do projeto. Segundo ele, a justificativa de que a cidade estaria se preparando para a Copa do Mundo de 2014 não tem fundamento.

“Estamos falando das cidades nas quais ocorrerão jogos, o que não é o caso de Boa Vista. As obras podem servir futuramente para a infraestrutura do estado ou da cidade, desde que exista demanda para tal, e desde que existam recursos orçamentários para manter essas instalações. Esse estádio vai ser destinado para a Copa, e não vai ter jogo da Copa aqui. Logo, esse estádio não é necessário.”

O governo federal já liberou crédito para financiar obras nas cidades que receberão os jogos. Para Golivio, por se tratar de um evento privado, a Copa não pode ser viabilizada somente com dinheiro público.

“A construção de estádios de futebol e obras que demandam grande investimento devem ser financiadas basicamente pela iniciativa privada. É evidente que em alguns casos, como nos estados nas cidades que serão sede da Copa do Mundo, há um interesse público na criação de alguma estrutura porque é um evento muito importante que traz, inclusive, retorno comercial.”

Golivio prevê um sucateamento futuro das obras em Boa Vista. Apenas seis equipes de futebol profissional disputam o campeonato estadual. Além disso, as partidas ocorrem com os portões abertos, por falta de público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LINDA VOZ COM ÓTIMO TEXTO - Em 2005, Elisa Lucinda escreveu poema-protesto, que é recitado, em parte, por Ana Carolina (acima). O texto completo do 'manifesto' está disponível na Internet.

Arquivo do blog