quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

PF prende sete prefeitos suspeitos de corrupção no interior do Piauí

19/01/2011 - 15h10. Fonte: www.r7.com (Repórter Marina Novaes)
Operação Geleira cumpriu 84 mandados de apreensão e já prendeu mais de 25 suspeitos
Sete prefeitos e dois ex-prefeitos de municípios do Piauí foram presos nesta quarta-feira (19) durante a Operação Geleira, da Polícia Federal, que investigava um esquema de desvio de dinheiro do governo federal que deveria ser destinado principalmente à área da saúde.


Ao todo, foram expedidos 30 mandados de prisão. Até o início da tarde desta quarta, ao menos 25 suspeitos já haviam sido presos. Outros 84 mandados de busca e apreensão já foram cumpridos.

De acordo com o delegado da PF José Olegário Pereira Nunes, um dos coordenadores da ação realizada em parceria com a CGU (Controladoria-Geral da União) e Ministério Público Federal, entre os presos há também assessores dos prefeitos, além de empresários e servidores públicos.

A Polícia Federal ainda está apurando quanto foi desviado desde o início de 2009, quando começaram as investigações, mas estima que os valores sejam milionários. De acordo com apuração do CGU, em apenas três cidades, foi desviado mais de R$ 5 milhões em dois anos.

- Aparentemente não é um valor tão grande, mas é preciso levar em consideração que são municípios muito pequenos, que vivem praticamente às custas de recursos federais, onde as atividades comerciais não movimentam quase nada.

Os prefeitos presos são das cidades de Caracol, Porto, Eliseu Martins, Ribeira do Piauí, Landri Sales, Miguel Leão, e Uruçuí – onde foi um ex-prefeito também foi detido. Eles devem ficar na prisão por ao menos cinco dias, já que a Justiça decretou a prisão temporária dos suspeitos. A reportagem tentou entrar em contato com as prefeituras das cidades para falar sobre o caso, mas em nenhuma das cidades o responsável foi encontrado.

Esquema
De acordo com a PF, a rede atuava por meio da comercialização de notas frias no Estado. O esquema também prejudicou outras 15 prefeituras: São Raimundo Nonato, Dirceu Arco Verde, Várzea Branca, Assunção do Piauí, Oeiras, Coivaras, Palmeirais, Santa Luz, Alto Longa, Castelo, Fronteiras, Matias Olímpio, Nossa Senhora dos Remédios, São Lourenço e Curral Novo.

Os prefeitos presos devem prestar depoimento na sede da PF em Teresina entre hoje e os próximos dias. Os envolvidos devem responder pelos crimes de lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, desvio de verba pública, e falsificação de documentos, entre outros.

A Operação Geleira envolveu 325 policiais federais e 29 servidores da CGU. As investigações sobre o caso devem ser concluídas em até quatro meses, prevê a PF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LINDA VOZ COM ÓTIMO TEXTO - Em 2005, Elisa Lucinda escreveu poema-protesto, que é recitado, em parte, por Ana Carolina (acima). O texto completo do 'manifesto' está disponível na Internet.

Arquivo do blog