quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Judiciário cria site para expor receitas e gastos dos órgãos

20/01/2011 - 11h41. Fonte: www.r7.com
Página foi feita nos moldes do Portal da Transparência do governo federal
O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) criou um portal com informações sobre receitas e despesas do Poder Judiciário Federal, chamado Portal da Transparência da Justiça. O objetivo é permitir o controle dos gastos e a melhoria da gestão financeira dos órgãos e dos serviços oferecidos.

A participação dos tribunais é por adesão. Integram o novo portal a Justiça Federal, o Superior Tribunal de Justiça, Justiça Militar, Justiça do Trabalho e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. A Justiça Eleitoral também deve colocar informações sobre o orçamento na internet.

A nova página informa que “o acesso público aos dados detalhados e diariamente atualizados sobre os atos praticados durante o processo de execução do orçamento permite ao cidadão verificar como e em que estão sendo gastos os recursos disponibilizados”.

Os dados para consulta são atualizados com os documentos de execução orçamentária e financeira emitidos no Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira) do governo federal.

O sistema foi desenvolvido nos mesmos parâmetros do Portal da Transparência mantido pela CGU (Controladoria Geral da União).

Com o lançamento do portal, o CNJ dá cumprimento à Lei Complementar 131, que exige a divulgação da execução orçamentária e financeira pelo setor público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LINDA VOZ COM ÓTIMO TEXTO - Em 2005, Elisa Lucinda escreveu poema-protesto, que é recitado, em parte, por Ana Carolina (acima). O texto completo do 'manifesto' está disponível na Internet.

Arquivo do blog