quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Lavagem de dinheiro: Justiça condena mulher de Rocha Mattos

19/01/2011 - 19h33. Fonte: http://blogdofred.folha.blog.uol.com.br
Pena foi convertida em prestação de serviços
Acusada de lavagem, recorrerá em liberdade
A advogada Aline Kemer Tamada da Rocha Mattos, mulher do ex-juiz federal João Carlos da Rocha Mattos, foi condenada a três anos e três meses de prisão e multa pelo crime de lavagem de dinheiro. A pena foi convertida em prestação de serviços. Ela poderá recorrer da sentença em liberdade.


Segundo a denúncia do Ministério Público Federal, em janeiro e junho de 2003 ela comprou dois utilitários 4x4 (uma Nissan Frontier, por R$ 73 mil, e uma Mitsubishi Pajero, por R$ 130 mil), e os revendeu em novembro daquele ano, menos de uma semana depois da deflagração da Operação Anaconda pelo MPF e pela Polícia Federal em São Paulo.

O procurador da República Rodrigo de Grandis sustentou que o objetivo foi lavar dinheiro oriundo de crimes contra a administração pública praticados por organização criminosa da qual o marido de Aline fazia parte.

O ex-juiz Rocha Mattos foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região por peculato, prevaricação, corrupção passiva e quadrilha.

Aline não declarou à Receita Federal a propriedade dos veículos. A denúncia detalha que os carros foram pagos por meio de sucessivos depósitos de pequenos valores, em dinheiro ou cheques de terceiros, em diferentes agências bancárias.

Segundo testemunhas, houve a simulação da venda de um dos veículos a um octogenário, com o objetivo de impedir a apreensão do utilitário pela Polícia Federal. Isso levou o MPF a pedir a fixação de pena mais elevada.

O juiz Marcelo Costenaro Cavali, da 6ª Vara Federal Criminal, fixou a pena acima do mínimo de três anos. Cavali rejeitou a alegação de que a acusada adquiriu os veículos com dinheiro acumulado quando trabalhou como operária no Japão. A sentença determinou a perda da propriedade dos veículos.

A defesa de Aline informa que recorrerá da decisão. O advogado Raimundo Oliveira da Costa diz que sua cliente não pode ser responsabilizada, pois, na época, não tinha domínio de fato do que poderia ter acontecido com o marido. Ele diz que há provas nos autos de que Aline ajudou a comprar um dos veículos com dinheiro que trouxe do Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LINDA VOZ COM ÓTIMO TEXTO - Em 2005, Elisa Lucinda escreveu poema-protesto, que é recitado, em parte, por Ana Carolina (acima). O texto completo do 'manifesto' está disponível na Internet.

Arquivo do blog