sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Paraná: "Bibinho" é preso novamente em caso dos desvios na Assembleia

Fonte: www.londrix.com
Ex-diretor administrativo também está detido, o chefe de pessoal tem prisão decretada e um ex-servidor está foragido
Abib Miguel, ex-diretor geral da Assembléia Legislativa do Paraná, acusado de chefiar um esquema milionário de recursos, foi preso na noite de 27 de agosto. O Supremo Tribunal Federal (STF) anulou a decisão que deu liberdade ao ex-diretor, conhecido entre amigos por "Bibinho".

Detido em sua casa, em um bairro de luxo de Curitiba, Bibinho foi levado à sede do Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e transferido, durante a madrugada, para o Quartel Central da Polícia Militar, no bairro Rebouças, onde deve cumprir a detenção.

Estão presos também o ex-diretor administrativo da AL, José Ary Nassiff. O ex-diretor de pessoal, Cláudio Marques da Silva tem ordem de prisão expedida contra ele e está sendo procurado. É considerado foragido da Justiça Daor Afonso Marins de Oliveira, ex-servidor da Casa.

Liminar revogada
Segundo informações em primeira mão do jornal "Gazeta do Povo", que desencadeou as investigações sobre os desvios na AL com a série jornalística "Diários Secretos", em março passado, o ministro José Antonio Dias Toffoli autorizou o Ministério Público e a Polícia Federal (PF) a retomar a investigação criminal sobre as irregularidades na Assembleia.

A apuração na esfera criminal estava suspensa desde junho – por determinação do próprio Toffoli, que atendeu a pedido do advogado José Roberto Batochio, defensor de Bibinho. O ministro havia revogado a prisão de Bibinho e os outros três servidores, suspendendo as investigações. Essas decisões foram revertidas no dia 19 deste mês.

O escândalo dos Diários Se­­cre­­tos consistia na contratação de la­­ranjas e funcionários fantasmas, com salários muito altos, para desviar recursos. Segundo o MP, era Nassiff quem procurava pessoas dispostas a fornecer a documentação para se tornarem fantasmas. Com os dados pessoais na mão, Marques da Silva providenciava a ingresso dos laranjas e fantasmas no quadro de pessoal da As­­sembleia. Segundo o MP, tudo era chefiado por Bibinho e os servidores do alto escalão da Casa. Os desvios devem superar R$ 100 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LINDA VOZ COM ÓTIMO TEXTO - Em 2005, Elisa Lucinda escreveu poema-protesto, que é recitado, em parte, por Ana Carolina (acima). O texto completo do 'manifesto' está disponível na Internet.

Arquivo do blog