terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

OAB entra com ação contra pensão paga a ex-governadores do Amazonas

01/02/2011 - 18h23. Fonte: Agência Brasil (Repórter Débora Zampier)
Brasília – A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ajuizou hoje (1º) uma nova ação contra pensões recebidas por ex-governadores, desta vez no Amazonas. A entidade pede que o Supremo Tribunal Federal (STF) declare a inconstitucionalidade de artigos da Constituição do estado que permitem o pagamento dos benefícios.

Na ação, a OAB também contesta dois decretos estaduais, um de 1996 e outro de 2001, que concederam pensão especial vitalícia e de natureza personalíssima a duas viúvas de ex-governadores do estado.

Emendas à Constituição do Amazonas, datadas de 1990 e 2007, preveem o pagamento de subsídio a ex-governadores no mesmo valor recebido pelo governador em exercício. Para a OAB, o subsídio deveria ter sido aprovado por lei ordinária com participação do Executivo, o que não ocorreu no Amazonas.


A OAB também afirma que não há, na Constituição Federal de 1988, qualquer norma que preveja o pagamento de subsídios a ex-ocupantes de cargos públicos no Executivo. A impossibilidade de concessão de aposentadorias especiais não previstas na lei é outro ponto atacado pela entidade.

Esta é a terceira ação que a OAB protocola no STF contra o pagamento de pensão a ex-governadores. Na semana passada, a entidade ajuizou ações contra o benefício pago por Sergipe e pelo Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LINDA VOZ COM ÓTIMO TEXTO - Em 2005, Elisa Lucinda escreveu poema-protesto, que é recitado, em parte, por Ana Carolina (acima). O texto completo do 'manifesto' está disponível na Internet.

Arquivo do blog