quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Mato Grosso: réu em 102 ações chefia Legislativo

Fonte: Jornal Folha de São Paulo (Repórter Rodrigo Vargas)
José Riva, do PP, é apontado pelo Ministério Público como articulador de esquema que desviou R$ 200 mi do Estado
Cassado em 2010 voltou à Assembleia como o candidato mais votado; defesa diz que hoje ações estão suspensas



A Assembleia Legislativa de Mato Grosso elegeu ontem como presidente um deputado que é réu em 102 ações de improbidade e que havia sido cassado no ano passado. José Riva (PP) vai ocupar o cargo pela quinta vez.

Ele é apontado pelo Ministério Público do Estado como o articulador de um suposto esquema responsável por desviar mais de R$ 200 milhões de cofres públicos.

Concorrendo em chapa única, Riva, 61, obteve 22 votos favoráveis dentre os deputados que tomaram posse na legislatura. Ele foi apoiado também pelo governador Silval Barbosa (PMDB). Houve apenas um voto contrário e uma abstenção.

Cassado em julho passado pela Justiça Eleitoral sob acusação de compra de votos e prática de caixa dois nas eleições de 2006, Riva voltou à Assembleia como o campeão de votos na eleição de outubro: 93.594 votos.

Em discurso, o novo presidente da Assembleia cobrou uma relação entre os poderes, "sem omissão", e falou em "fiscalizar o governo".

"A relação com os Poderes e com o Tribunal de Contas e Ministério Público deve ser madura e em busca constante pelo equilíbrio", disse.

O esquema atribuído a Riva foi operado entre 1999 e 2002, diz a Promotoria.
O dinheiro da Assembleia era desviado por meio de cheques pagos a empresas fantasmas.

OUTRO LADO
À Folha o advogado de Riva, Válber Melo, disse que todas as ações de improbidade administrativa propostas contra o deputado estão suspensas atualmente. "A defesa alegou a suspeição do magistrado, o que suspendeu a tramitação das ações."

Sobre o número de ações, o advogado disse que seu cliente foi vítima de uma "medida ardilosa" por parte do Ministério Público.

"O motivo das denúncias é um só, mas foi desmembrado em um pacote de ações."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LINDA VOZ COM ÓTIMO TEXTO - Em 2005, Elisa Lucinda escreveu poema-protesto, que é recitado, em parte, por Ana Carolina (acima). O texto completo do 'manifesto' está disponível na Internet.

Arquivo do blog