sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Procuradores lançam obra coletiva sobre lavagem de dinheiro

05/11/2010 - 08h24. Fonte: http://blogdofred.folha.blog.uol.com.br

Será lançado nesta sexta-feira (5/11) em Salvador, durante o XXVII Encontro Nacional dos Procuradores da República, na Praia do Forte (BA), o livro "Lavagem de Dinheiro - Previsão e Controle Penal", obra coletiva organizada pela procuradora Carla Veríssimo De Carli.

"Este livro surge dois anos depois da publicação do meu primeiro trabalho, onde investiguei as razões pelas quais a lavagem de dinheiro foi criminalizada, e busquei compreender a ideologia – compreendida como o conjunto de ideias – que inspirou
aquele movimento", explica De Carli, na introdução.

Segundo ela, "a prevenção e a repressão da lavagem de dinheiro alcançaram o status de regime internacional de proibição, podendo-se falar, inclusive, de um regime global: não há nada comparável aos esforços internacionais e à articulação que se alcançou, em termos de direito penal internacional".

Editado pela "Verbo Jurídico", o livro, segundo De Carli, é "uma construção coletiva" e reúne membros do Grupo de Trabalho do MPF em Lavagem de Dinheiro e Crimes Financeiros (GTLD) e procuradores que atuam perante varas especializadas.

Os autores têm experiência no combate à lavagem de dinheiro obtida na atuação de casos complexos, como, entre outros, o Esquema CC5, Operação Farol da Colina, Caso Merchants Bank, Operação Curaçao, Operação Zapata, Operação Fênix, Caso Sundown, as Operações Suíça, Kaspar, Monte Éden e Harina, Caso Maluf, Caso Celso Pitta, Operação Satiagraha e mensalão.

Participam do livro os Procuradores da República Carlos Fernandos dos Santos Lima, José Robalinho Cavalcanti, Rodrigo de Grandis, Antonio Carlos Welter, Rodrigo Leite Prado, Luciana Furtado de Moraes, Deltan Martinazzao Dallagnol, Wellington Cabral Saraiva, Andrey Borges de Mendonça, Marcelo Ribeiro de Oliveira, Januário Paludo, Luiza Cristina Fonseca Frischeisen, Patrícia Maria Núñez Weber e Vladimir Aras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LINDA VOZ COM ÓTIMO TEXTO - Em 2005, Elisa Lucinda escreveu poema-protesto, que é recitado, em parte, por Ana Carolina (acima). O texto completo do 'manifesto' está disponível na Internet.

Arquivo do blog