sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Mato Grosso: PF prende 26 suspeitos de desviar R$ 38 milhões

19/11/2010 às 12h07. Fonte: www.r7.com
Grupo fraudava licitações para desviar verbas federais no Estado
A Polícia Federal, em parceria com a CGU (Controladoria Geral da União), prendeu nesta sexta-feira (19) 26 pessoas suspeitas de envolvimento em um esquema de fraude em licitações públicas e desvio de verbas federais em Mato Grosso. Os prejuízos aos cofres públicos podem chegar a R$ 38 milhões. 
As investigações da Operação Atlântida, iniciadas em fevereiro deste ano, apontam a existência de um grupo de empresas suspeito de fraudar licitações de obras de engenharia e pavimentação nos municípios da região do Vale do Araguaia (leste do Estado), financiadas por convênios firmados entre as prefeituras e o governo federal.

De acordo com a PF, o esquema contava com a participação de servidores públicos e funcionários do Sinfra (Secretaria de Estado e Infraestrutura), além de um empregado da Caixa Econômica Federal.

Além dos 26 mandados de prisão, a PF cumpre hoje 35 mandados de busca e apreensão nos municípios de Cuiabá, Barra do Garças, Pontal do Araguaia, Canarana, Novo São Joaquim e Ribeirãozinho. A Justiça também decretou o sequestro dos bens de 33 investigados, sendo 26 pessoas físicas e sete jurídicas.

A reportagem ainda não conseguiu contato com a Sinfra e a Caixa para comentar as ações. Os nomes dos suspeitos ainda não foram revelados. Eles podem responder por peculato, corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha, fraude em licitação, falsidade ideológica e advocacia administrativa, entre outros crimes. O inquérito policial sobre o caso deve ser concluído em até dez dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LINDA VOZ COM ÓTIMO TEXTO - Em 2005, Elisa Lucinda escreveu poema-protesto, que é recitado, em parte, por Ana Carolina (acima). O texto completo do 'manifesto' está disponível na Internet.

Arquivo do blog