quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Prestes a disputar 2º turno em Alagoas, Lessa é indiciado pela PF

27/10/2010 - 13h14. Fonte: www.uol.com.br (Repórter Carlos Madeiro)
A PF (Polícia Federal) informou nesta quarta-feira (27) que os ex-governadores de Alagoas Ronaldo Lessa (candidato ao governo que disputa o segundo turno pelo PDT) e Manoel Gomes de Barros, além do empresário Zuleido Veras, proprietário da construtora Gautama, foram indiciados pelas acusações de peculato, formação de quadrilha e crime ambiental no Estado.

Segundo a denúncia da PF, os três teriam sido responsáveis pelo superfaturamento em R$ 14 milhões das obras de macrodrenagem no Distrito Industrial de Maceió, no bairro do Tabuleiro do Martins. Além disso, eles ainda teriam praticado crime ambiental na região. A obra seria para evitar os constantes alagamentos no maior pólo industrial da capital alagoana, mas por conta de irregularidades nunca pôde ser concluída.

O inquérito foi concluído na noite desta terça-feira (26) e foi encaminhado hoje ao Ministério Público Federal, que vai analisar o caso e decidir se oferece ou não denúncia à Justiça contra os acusados. O processo será analisado pela 2ª Vara da Justiça Federal em Alagoas.

Os três foram indiciados indiretamente. Eles foram convocados a prestar depoimento na última sexta-feira, mas faltaram à convocação do delegado Felipe Vasconcelos, e sequer mandaram advogados representantes. Por conta disso, o relatório do inquérito não inclui a defesa dos acusados. Eles alegam que não foram notificados oficialmente pela PF - versão que foi contestada pela corporação, que alega ter os intimado por pelo menos duas vezes.

O advogado de defesa do ex-governador Ronaldo Lessa informou que achou o indiciamento “muito estranho” e insinuou motivação política no caso. “Toda essa confusão no auge de uma campanha política, a uma semana da eleição?! Vale lembrar que ele não foi intimado oficialmente para o depoimento. Mesmo assim nós fomos à PF e oferecemos o dia 1º de novembro para ele prestar esclarecimentos, logo após a eleição, mas o delegado indiciou indiretamente, sem sequer ouvi-lo. Parece-me muito estranho”, afirmou.

Sobre as acusações da PF de peculato, formação de quadrilha e crime ambiental, o advogado informou ainda que não tinha conhecimento do teor das denúncias e não poderia dar detalhes. “Ele [Ronaldo Lessa] não sabe nem do que se trata, pois não foi ouvido”, justificou Fragoso.

O UOL Notícias tentou contato com o ex-governador Manoel Gomes de Barros, mas seu telefone celular estava desligado na manhã desta quarta. A reportagem também tentou localizar o empresário Zuleido Veras para que ele comentasse as denúncias, mas não conseguiu contato até o fechamento desta matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LINDA VOZ COM ÓTIMO TEXTO - Em 2005, Elisa Lucinda escreveu poema-protesto, que é recitado, em parte, por Ana Carolina (acima). O texto completo do 'manifesto' está disponível na Internet.

Arquivo do blog