quarta-feira, 6 de outubro de 2010

PF prende 30 pessoas por desvio de carga no Porto de Paranaguá

06/10/2010 - 09:19. Fonte: Agência Brasil (Repórter Lúcia Nórcio)
Curitiba - Trinta pessoas foram presas em 6 de outubro na Operação Colônia da Polícia Federal por suspeita de desviar carga do Porto de Paranaguá. As ações começaram na madrugada a fim de cumprir 121 mandados de prisão preventiva e 98 de busca e apreensão no Paraná, Santa Catarina e São Paulo para prender integrantes de seis quadrilhas. Um policial civil foi preso e 320 agentes participam da operação. Os presos estão sendo encaminhados para a sede da PF, em Curitiba.

De acordo com o agente da Policia Federal Marcos Koren participam também da operação membros do Ministério Público do estado. Ambos receberam denúncias encaminhadas por empresas que haviam sido lesadas.

Somente em Paranaguá são seis quadrilhas que desviaram este ano aproximadamente 2 mil toneladas de cargas como grãos, fertilizantes, óleo de soja. As suspeitas são de que esse tipo de crime vinham ocorrendo há vários anos e que essas quadrilhas chegaram a desviar anualmente até 3 mil toneladas de cargas.

Koren informou que há mandados de prisão preventiva contra três policiais civis envolvidos em extorsão e prevaricação, além de um advogado, que coordenava os desvios. Um policial já foi preso esta manhã. Também há suspeita do envolvimento de um fiscal da Receita estadual.

Com o apoio de várias órgãos de segurança do Paraná, durante as investigações, que ocorreram em sigilo, foram feitas 24 prisões em flagrante e apreendidos 11 caminhões, com desvios que somariam 350 toneladas de produtos, além do furto de duas carretas.

A PF constatou também que essas quadrilhas agiam em Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso e Goiás. Com a continuidade das investigações, novas prisões devem ser decretadas nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LINDA VOZ COM ÓTIMO TEXTO - Em 2005, Elisa Lucinda escreveu poema-protesto, que é recitado, em parte, por Ana Carolina (acima). O texto completo do 'manifesto' está disponível na Internet.

Arquivo do blog