quinta-feira, 9 de setembro de 2010

MPF denuncia entidade ligada a Igreja Universal por envolvimento na Máfia dos Sanguessugas

08/09/2010 - 18:13
Fonte: Agência Brasil  (Repórter Daniel Mello)
São Paulo – O Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo denunciou dois ex-dirigentes da Associação Beneficente Cristã (ABC), entidade ligada a Igreja Universal do Reino de Deus, por estelionato e fraude a licitações. O ex-presidente da ABC, Saulo Rodrigues da Silva, e o ex-diretor, Randal Ferreira de Brito, participaram, segundo o MPF, do esquema conhecido como a Máfia dos Sanguessugas.

Além deles, oito pessoas são acusadas de participar de licitações fraudulentas para a compra de sete ambulâncias, no período de 2002 a 2005, que causaram um prejuízo superior a R$ 2,1 milhões aos cofres públicos.

De acordo com o Ministério Público, as emendas orçamentárias que possibilitaram a compra das sete ambulâncias foram elaboradas por quatro ex-deputados federais que possuem vínculos com a Igreja Universal. Os ex-parlamentares Wagner Salustiano, Marcos Roberto Abramo, Bispo Vandeval e João Batista Ramos da Silva também estão entre os denunciados pelos crimes de estelionato e corrupção passiva.

Os empresários Darci Vedoin, Cléia Vedoin, Luiz Antônio Trevisan Vedoin e Ronildo Pereira Medeiros foram denunciados por fraude a licitação e corrupção ativa. Segundo o MPF, eles eram os responsáveis por entrar em contato com as prefeituras e as entidades que recebiam as verbas e orientá-las na elaboração do esquema de compras.

Geralmente, as ambulâncias não tinham os equipamentos médicos ou odontológicos necessários. De acordo com o MPF, o dinheiro que seria destinado aos itens não adquiridos era dividido entre os participantes do esquema.

O esquema de fraudes a licitações no Ministério da Saúde foi descoberto pela Polícia Federal em maio de 2006 com a deflagação da Operação Sanguessuga. As operações ilegais seriam lideradas pelos sócios da empresa Planam, sediada em Mato Grosso.

A Agência Brasil entrou em contato com a Igreja Universal, mas não obteve resposta até a publicação da reportagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LINDA VOZ COM ÓTIMO TEXTO - Em 2005, Elisa Lucinda escreveu poema-protesto, que é recitado, em parte, por Ana Carolina (acima). O texto completo do 'manifesto' está disponível na Internet.

Arquivo do blog