quarta-feira, 30 de março de 2011

Operação Mascotch prende em Alagoas suspeitos de desviar dinheiro da merenda escolar para gastos pessoais

30/03/2011 - 15h08. Agência Brasil (Repórter Gilberto Costa) Brasília – A Polícia Federal (PF) prendeu hoje (30), em Alagoas, nove pessoas envolvidas com desvio de dinheiro público da merenda escolar. O recurso, originário do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), foi desviado em 13 municípios para o pagamento de compras pessoais, como bebidas alcoólicas (uísque 12 anos, vinho) e até ração para cachorro.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Para Transparência Brasil, Lei da Ficha Limpa só existe porque o Judiciário funciona mal

24/03/2011 - 14h47. Fonte: Agência Brasil (Repórter Flávia Albuquerque)
São Paulo – A decisão do Supremo Tribunal Federal de validar a Lei da Ficha Limpa apenas a partir das próximas eleições, marcadas para 2012, não deve ser vista como um retrocesso. Para a organização não governamental (ONG) Transparência Brasil, o mal maior já foi feito: não resolver a questão na época das eleições no ano passado, dando insegurança jurídica ao resultado do pleito. A avaliação é do diretor executivo da ONG, jornalista Claudio Abramo, em entrevista à Agência Brasil.

quinta-feira, 24 de março de 2011

CGU conclui que Erenice Guerra cometeu diversas irregularidades graves

23/03/2011 - 19h43. Fonte: Agência Brasil (Repórter Luciana Lima) Brasília - A Controladoria-Geral da União (CGU) concluiu que a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra cometeu irregularidades graves quando esteve à frente da pasta, no ano passado. Erenice é acusada de tráfico de influência e de beneficiar parentes em contratações de serviços aéreos para os Correios, estudos para projetos de mobilidade urbana e outorgas de concessão de serviço móvel especializado. O relatório da CGU foi enviado hoje (23) à Polícia Federal, ao Ministério Público e à Comissão de Ética Pública da Presidência da República. O relatório vai servir como subsídio às investigações de natureza criminal e ética contra a ex-ministra.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Pesquisa mostra que capitais brasileiras não respeitam lei da transparência

22/03/2011 - 17h16. Fonte: Agência Brasil (Repórter Gilberto Costa)
Brasília – As capitais brasileiras não cumprem a Lei Complementar nº 131/2009 que determina a publicação, em tempo real pela internet, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos estados, municípios e do Distrito Federal.

GO: governador diz que vai exonerar 7 mil assessores sem concurso

23/03/2011. Fonte: Jornal Folha de São Paulo
DE SÃO PAULO - O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), disse ontem que vai exonerar todos os 7.000 ocupantes de cargos comissionados (preenchidos sem concurso) do Estado para conter o nepotismo.

Judiciário bloqueia os bens de Arruda e de Jaqueline Roriz

23/03/2011. Fonte: Jornal Folha de São Paulo
A 2ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal determinou ontem o bloqueio imediato dos bens do ex-governador José Roberto Arruda; da deputada Jaqueline Roriz (PMN), filmada recebendo dinheiro do delator do mensalão do DEM, Durval Barbosa; do marido de Jaqueline, Manoel Neto; e do próprio Durval.

terça-feira, 22 de março de 2011

'Jogos Limpos' busca transparência para Copa e Olimpíadas no Brasil

18/03/2011 - 12:16. Fonte: www.nossasaopaulo.org.br
Rede Nossa São Paulo e Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis assumem o desafio de acompanhar o impacto socioambiental dos investimentos públicos
Nesta quarta-feira (23), o projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios apresenta o seu Comitê Nacional de Coordenação, composto por organizações que estão atuando na promoção de uma agenda pela integridade, transparência e legado socioambiental da realização dos megaeventos no Brasil. A Rede Nossa São Paulo e a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis fazem parte deste grupo.

sexta-feira, 11 de março de 2011

SP: Justiça condena deputado Paulo Pereira por improbidade administrativa

09/03/2011 – 15h48. Fonte: Agência Brasil (Repórter Vinicius Konchinski)
São Paulo – O deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força, foi condenado pela Justiça Federal em Ourinhos, no interior de São Paulo, por improbidade administrativa. Ele foi considerado culpado por usar dinheiro público para um projeto de reforma agrária inviável.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Parecer amplia anistia à evasão de divisas no projeto de repatriação

10/03/2011. Fonte: Jornal Valor Econômico (Repórteres Raquel Ulhôa ; Cristine Prestes)
O parecer dado pelo antigo relator do projeto de lei que prevê anistia penal e benefícios fiscais à repatriação de ativos não declarados e enviados ilegalmente para fora do país promete acirrar de vez a polêmica em torno da proposta. O texto foi apresentado por Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), licenciado desde que assumiu o cargo de ministro da Previdência, e amplia o rol de possíveis anistiados pelo projeto.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Jorge Hage diz que STF facilita a vida de políticos corruptos

3/03/2011 - 19h22. Fonte: Agência Brasil (Repórter Débora Zampier)
 
Brasília – O ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, afirmou hoje (3) que o Supremo Tribunal Federal (STF) tem facilitado a vida de políticos corruptos com entendimentos que dão garantias exageradas aos réus. Ele fez a afirmação após a posse de Luiz Fux como novo ministro da Corte, pessoa que, em sua opinião, poderá trazer uma evolução para o STF na punição aos culpados.

LINDA VOZ COM ÓTIMO TEXTO - Em 2005, Elisa Lucinda escreveu poema-protesto, que é recitado, em parte, por Ana Carolina (acima). O texto completo do 'manifesto' está disponível na Internet.